Felicidade Por Um Fio - Netflix (sem spoilers)
- Guia Dois
- 6 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

Sinopse: Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que considera sua vida perfeita, tendo um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.
Felicidade por um fio é uma produção original da Netflix e toca em um tema muito delicado e que, inclusive, foi pauta esta semana no BBB 21, o cabelo crespo. Entretanto, engana-se quem tem uma interpretação rasa neste sentido, não é apenas sobre cabelo.

Felicidade por um fio
Quem não vive esse dilema costuma dizer que é frescura, porém só quem vive na pele consegue perceber a dificuldade que é alcançar sucesso profissional e amoroso tendo o cabelo crespo.
Entretanto, nossa protagonista, Violet Jones entende bem essa realidade e, desde pequena, por conta do racismo e machismo estrutural presente na sociedade, foi ensinada pela própria mãe que ela deveria ser uma mulher perfeita para conseguir um bom casamento e, ser perfeita, significava ter cabelos longos e lisos.
A atitude da mãe e das pessoas que a cercavam fizeram com que Violet achasse normal suas dores, mas no dia do seu aniversário começou os seus problemas, ou melhor a sua liberação. Ela reuniu amigos próximos e familiares acreditando que o seu namorado (o cara perfeito) a pedisse em casamento, o que não aconteceu, pelo contrário, o mesmo afirma que ela era perfeita demais e que, mesmo depois de 2 anos de relacionamento, não a conhecia e sentia sempre que estava em um primeiro encontro.
Tentando superar esta frustração, Violet começa a questionar toda a sua vida após encontrar com a filha de seu cabeleireiro, uma garotinha negra, supersegura e com cabelo crespo.

COMPENSA?
Muito, é um filme leve, engraçado, porém toca em vários temas importantes, como a questão do empoderamento da mulher e, em especial, a mulher negra. Coincidentemente, esta semana o participante Rodolffo do BBB 21 tirou sarro com o participante João Luiz e comparou o seu black power com cabelo de um homem das cavernas. João que sempre parecia um participante forte acabou mostrando suas fraquezas, sua vulnerabilidade e provando que são assuntos que atinge muito a comunidade e que as pessoas precisam sim aprender a respeitar.
Nota: 8,5/10
Veja o trailer completo:
Comments