top of page

Midsommar: NÃO É PARA TODOS (Sem spoilers)


Sinopse: Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani vai com o namorado Christian e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo vai se deparar com rituais bizarros de uma adoração pagã. 


Midsommar entrou nas salas do cinema em setembro de 2019 e agora que entrou no catálogo do Prime Vídeo conseguimos assistir novamente para reparar muito mais os detalhes desse filme extremamente perturbador complexo.


Direção


Antes de entrar realmente no filme em questão, precisamos falar sobre o diretor. Ari Aster chamou muita atenção com seu primeiro longa, Hereditário, que mexeu muito com as pessoas e foi um dos mais comentados na época do lançamento. Seus filmes tem um toque autoral muito forte, uma sensibilidade cirúrgica e métodos nada ortodoxos de contar uma história, o que termina em filmes com muitas camadas e que deixam vários cenários para interpretação.



Midsommar


O filme tem uma premissa muito curiosa, atiçando a curiosidade de muitas pessoas por ser um terror que se passa quase que totalmente no claro. O adendo acrescentado ao nome na tradução em português, dá uma ideia muito diferente sobre o filme, ao meu ver, colocar "O Mal não Espera a Noite" estraga muito a experiência.


Se você procura muitos sustos, monstros e uma narrativa fácil e comum, talvez este filme não te agrade. O intuito do filme está muito mais em perturbar, criar reflexão e chocar.


IncÔmodo


O filme é provocativo, mesmo com uma história simples. Te mantém incomodado o tempo inteiro com cenas milimetricamente orquestradas e apresenta uma nova perspectiva de enxergar a vida, por uma comunidade nada comum.


Todos os pontos do filme são amarrados, os personagens são muito bem apresentados para que todas as suas ações pareçam plausíveis e o filme entrega apenas as informações necessárias para que você compreenda a narrativa sem parecer muito explicativo.


Atuações


As atuações estão excelentes e unidas à direção que está focada em perturbar, fazem você se transportar para dentro da história, tornando todos os acontecimentos chocantes, inclusive com um terror bem gráfico em algumas cenas.


Assistir o filme é uma experiência única e que com certeza vai gerar discussões posteriores. No nosso caso, demoramos mais de 5 meses para digerir todas as informações que o filme traz.


Se você curte filmes de terror psicológico como "A Bruxa", "O Farol", "Hereditário" e "Corra", talvez Midsommar vai te agradar muito. Mas com as bizarrices apresentadas, o tempo que a narrativa demora para se concretizar e algumas cenas que podem até fazer o espectador rir de tamanha estranheza, o filme pode não te satisfazer. E essa não era mesmo a intenção.


Nota: 10/10





Comments


bottom of page