Oscar 2021 - Era Uma Vez Um Sonho - Netflix (sem spoilers)
- Guia Dois
- 8 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

Sinopse: A família Vance se muda para Ohio na esperança de viver longe da pobreza. O membro mais jovem do grupo cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale. Um dia ele é obrigado a retornar para sua cidade natal e se depara com a dura realidade de sua família.
Era Uma Vez Um Sonho é uma produção original da Netflix e acumulou duas indicações para o Oscar de 2021: Melhor Cabelo e Maquiagem e Glenn Close como Melhor Atriz Coadjuvante.

ERA UMA VEZ UM SONHO
O filme começa com nosso protagonista falando como suas lembranças de adolescência são importantes, porém, logo em seguida, mostra uma séries de agressões e humilhações que sofreu.
A visita ao passado acontece por todo o filme e vemos sua avó fugindo de casa grávida aos 14 anos, sua mãe repetindo praticamente a mesma história de gravidez na adolescência e sua irmã parecendo querer ir para o mesmo rumo. Apesar do protagonista julgar que a sua salvação e mudança de rumo tenha sido por conta de sua avó, fica claro que isso só aconteceu devido a uma experiência de quase morte da senhora, onde ela tomou consciência que a família estava indo de mal a pior e buscou uma mudança.

COMPENSA?
Sim, é um bom filme mas deve ser visto como filme e não como um exemplo de fato da sociedade. Por muitos momentos percebemos que ele flerta com a ideia da meritocracia, como se bastasse com que a pessoas se esforçasse pra conseguir chegar onde quiser. Inclusive, isso é até algo bastante comum nos filmes norte-americanos. Entretanto, trazendo para a realidade do Brasil, sabemos que não é bem dessa forma que acontece e temos algumas particularidades que fazem com que o esforço não seja único ponto decisivo para um futuro de sucesso.
O filme fala muito pouco sobre a história da família de J.D Vance, apenas querendo transformar o garoto (atualmente um grande investidor do Vale do Silício), em um herói. O livro, na época, foi tipo como muitos uns dos maiores instrumentos de fortalecimento das ideias extremistas de apoiadores de Donald Trump e em geral essas pessoas são brancas, heteros, militares e de classe média.
Amy Adams, popularmente conhecida pelo personagem em Encantada, e Gabriel Basso também estão muito bem, porém impossível competir com Glenn Close, uma das atrizes mais famosas e queridas de Hollywood que, além de ser recordista de indicações sem vitórias, com este filme, conseguiu ser indicada como melhor e pior atriz, concorrerá ao Óscar e ao Framboesa de Ouro.
Nota: 7,0/10
Veja o trailer legendado completo:
Comentarios