top of page

Saiba onde assistir 10 dos 15 curtas indicados ao Oscar 2021

Atualizado: 20 de abr. de 2021

Mais da metade dos quinze projetos lembrados nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Curta de Animação e Documentário em Curta-Metragem já se encontram disponíveis para se assistir online ou em plataformas de streaming presentes no Brasil.



INDICADOS A Melhor Curta-Metragem


1. “Feeling Through” -

Na cidade de Nova York, um adolescente sem-teto chamado Tareek está passando uma noite com seus amigos. Enquanto eles seguem caminhos separados, Tareek nota um homem surdo e cego chamado Artie segurando uma bengala e uma placa pedindo ajuda para atravessar a rua. Tareek hesitantemente toca em Artie para oferecer sua ajuda, e Artie escreve o número do ônibus que ele precisa pegar. Tareek o conduz até o ponto de ônibus e eles gradualmente se apresentam. Embora Tareek receba mensagens de sua namorada, que o espera, ele decide ficar com Artie e garantir que ele entre no ônibus. O curta completo está no YouTube.



2. “Two Distant Strangers” -

A trama mostra o cartunista Carter James (o rapper Joey Bada$$) acordando na cama da garota que ela conheceu na noite passada. Ele levanta, bate um papo com ela e diz que precisa ir para casa alimentar seu cachorro. Ao sair do prédio, tromba num cara tomando café ao acender um cigarro. Segundos depois é abordado por um policial branco, interpretado por Andrew Howard, que exige que ele abra sua mochila e desconfia do cigarro, que acha ser de maconha. O curta-metragem “Two Distant Strangers” está disponível na Netflix desde o dia 09 de abril.



3. “White Eye” -

Escrito e dirigido pelo cineasta Tomer Shushan, em seu segundo curta-metragem na carreira, White Eye é o retrato de muitos países europeus onde o medo dos imigrantes é constante, tentando se estabelecer em um país onde não nasceram. O curta conta a história de um homem que encontra sua bicicleta roubada, mas agora pertence a um estranho. Ele acredita que a tarefa para recuperá-la será fácil, mas durante uma única noite, enfrenta questões de racismo, abuso policial e xenofobia. Assista na íntegra aqui.




INDICADOS A Melhor Animação em Curta-Metragem


4. “Toca” -

Também conhecido como o curta da Pixar que “acompanha” a sessão do longa principal, “Toca” faz parte da iniciativa Sparkshorts do estúdio e foi lançado simultaneamente a “Soul” no fim do ano passado dentro do catálogo do Disney+. Na trama, um coelho busca encontrar o local ideal para morar isolado debaixo da terra, mas só encontra vizinhos por onde cava.


5. “Se Algo Acontecer… Te Amo” -

Disponível na Netflix, o curta emocionante e traz uma história repleta de amor e luto. Na trama, os pais de uma garotinha que morreu na própria escola em meio a um tiroteio precisam lidar com essa gigante perda. Produzido pela Gilbert Films e a Oh Good Productions, o curta animado dirigido por Will McCormack e Michael Govier foi um sucesso inesperado na Netflix em novembro do ano passado, aparecendo em diversos Top 10 do streaming ao redor do mundo.


6. "Opera" -

Dirigido por Erick Oh, animador sul-coreano que já trabalhou em diversos projetos da Pixar, como “Procurando Dory”, “Opera” é de longe o curta de animação mais conceitual da categoria. O filme consiste de um longo plano em uma pirâmide que emula a estrutura de uma sociedade, com a história sendo revelada nos pequenos eventos que levam aos acontecimentos maiores daquele universo. Lembra um pouco aqueles grandes painéis de sociedades antigas.



INDICADOS A Melhor Documentário em Curta-Metragem


7. “Colette” -

Disponível no YoutUBE, a reportagem registra a visita de uma sobrevivente do Holocausto ao campo de concentração que vitimou o seu irmão, em tempo do aniversário do começo dos Julgamentos de Nuremberg. A situação só é possível porque a mulher, Colette Marin-Catherine, conhece uma jovem estudante que a convence a retornar à Alemanha depois de 74 anos longe do país.


8. “A Concerto Is a Conversation” -

Também disponível no YouTube, o documentário tem 13 minutos e conta a história do músico Kris Bowers que ganhou maior visibilidade nos últimos tempos por compor a trilha sonora do polêmico “Green Book”. “A Concerto Is a Conversation” é a premissa mais convencional possível, documentando a partir de uma longa entrevista a vida do artista e toda a sua luta contra a discriminação no meio para realizar o seu sonho de se tornar um pianista de jazz.


9. “Do Not Split” -

Disponível no Vimeo, é um dos raros documentários sobre as manifestações de Hong Kong a atingir o mainstream graças à nomeação ao Oscar. Com meia hora de duração, o filme registra diversas cenas de protestos da população local e seus confrontos com a polícia que se tornaram notícia no mundo todo.


10. “Uma Canção Para Latasha” -

Disponível na Netflix, o curta documental da Netflix retorna ao tema dos intensos protestos raciais de Los Angeles em 1992 para focar num dos grandes motivos para o estopim da briga da população contra a discriminação empreendida pela polícia: Latasha Harlins, uma jovem negra de 15 anos de idade que foi assassinada a tiros em 16 de março de 1991.

Comments


bottom of page