top of page

O que fazer no Centro de Goiânia?



Você está afim de conhecer Goiânia e não tem ideia de por onde começar? Então se liga nesse artigo, que separamos alguns pontos turísticos pra você curtir a capital de Goiás.


Goiânia é uma capital planejada, e mesmo sendo uma cidade jovem, possui muita história, construções icônicas da arquitetura Art Decó, parques e muitos pontos turísticos pra você aproveitar.






Como Goiânia tem opções para todos os gostos, reunimos neste artigo, os principais pontos turísticos e históricos do centro da cidade. Confira só:


pastelaria do meu


A pastelaria do meu é conhecida como o Rei do Biscoito Frito. É um lugar tradicional da cidade, conhecido pelos biscoitos e também pelos famosos pasteis. Tão famosos que até participaram do quadro "O melhor Pastel do Brasil" no programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga.


Fica localizada dentro do Mercado Popular da 74, é um companheiro das pessoas que passam pelo centro da cidade.



antiga Estação ferroviária de goiânia


A Antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950, mas foi desativada na década de 80. É um patrimônio histórico tombado pelo IPHAN.


Durante muito tempo foi abandonada pelas gestões da cidade, mas nos anos de 2018 e 2019 passou por um processo de restauração. O que reduziu bastante a falta de segurança da região e hoje uma unidade do Atende Fácil da Prefeitura funciona na estação.



INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS


No prédio que hoje abriga o Instituto Federal de Goiás fica localizado o Pórtico que faz alusão ao batismo cultural da cidade de Goiânia, que na prática significa a inauguração da cidade. O pórtico construído especialmente para a Exposição Cultural Econômica de Goiânia, em 1942 continua no local e também é considerado um patrimônio histórico.



acervo art déco


Goiânia possui o maior acervo Art Déco do Brasil. As construções no estilo estão presentes em diversos prédios históricos da cidade como o Hotel Dom Bosco, Goiânia Palace Hotel, Grande Hotel, Colégio Lyceu, Torre do Relógio, Teatro Goiânia, Palácio das Esmeraldas, Museu Zoroastro Artiaga e o Coreto da Avenida Goiás.


teatro Goiânia


O Teatro Goiânia é o mais tradicional centro artístico e cultural da cidade. Recebe mostras, eventos e peças de teatro desde a sua inauguração em 1942. É um dos ícones da arquitetura Art Déco na cidade e fica localizado no encontro das Avenidas Tocantins e Anhanguera.


vila cultural cora coralina


A Vila Cultural Cora Coralina faz parte de inúmeras ações da Prefeitura de Goiânia no intuito de revitalizar o centro da cidade. Ela foi projetada para ressaltar a imponência da arquitetura do Teatro Goiânia e sua programação inclui exposições de arte, fotografias, worksops, exibições de vídeo, oficinas, lançamento de livros, palestras, feitas de artesanato e muito mais.




Praça Cívica


A Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica é palco de todas as manifestações civis da cidade e é considerada o marco inicial da construção da cidade. Com grande importância para a cidade, a praça abriga obras de arte e prédios importantes para a administração do estado.


Palácio das Esmeraldas

O Palácio das Esmeraldas foi construído para ser a sede original do governo do Estado de Goiás e também a residência do Governador. Além de ser um marco da construção da cidade, o Palácio foi sede de vários momentos que marcaram a história do povo goiano.


Centro cultural marietta telles machado

Construído em 1933, o prédio já serviu a Secretaria Geral do Estado, depois Fórum e também já foi sede da Secretaria da Fazenda.


Atualmente, o prédio abriga o Cine Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Estadual Pio Vargas, Biblioteca Braille, Gibiteca Jorge Braga.


MUSEU ZOROAsTRO ARTIAGA

O Museu Zoroastro Artiaga é uma das principais construções Art Déco da cidade, foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual e também pelo IPHAN.


Abriga diversos documentos e seu acervo é inteiramente ligado à região centro-oeste, suas riquezas naturais e a história.


monumento às três raças

O monumento à Goiânia é uma escultura localizada no centro da Praça Cívica. É esculpido em bronze e granito e representa uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena que deu origem ao povo goiano. Além disso, na estaca de granito está incrustado o brasão da cidade.



Gostou dessas dicas? Que tal aproveitar Goiânia? É uma cidade rica em cultura, gastronomia e arquitetura. Desbrave o centro da cidade.

Comments


bottom of page